PROJETO VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS

Este espaço foi criado para mostrar o processo de construção do projeto 'VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS', do artista plástico paraense Maciste Costa. O projeto tem o patrocínio do Banco da Amazônia, e a proposta de transformar em arte o cotidiano dos trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. O resultado foi apresentado ao público em uma exposição entre os dias 23 maio e 29 de junho de 2011, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Acompanhe os detalhes do projeto por aqui. Sugira, opine, participe. Entre e boa jornada!
Ilustração: Os pescadores/ Maciste Costa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bastidores...

Entender como um trabalho nasce. Acompanhar como uma ideia se transforma em linhas e traços e ganha forma. Perceber uma mensagem. Num bate-papo rápido e direto, o artista plástico e ilustrador paraense Maciste Costa apresenta detalhes e bastidores das telas concebias para a exposição "VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS". Acompanhe:


O carregador de caixas de peixe/ Maciste Costa


 - Como surgiu a ilustração?
Acho que, depois dos urubus, a imagem que melhor representa o Ver-o-Peso é a imagem dos carregadores, não o simples ato físico de carregar um peso. Contido neste ato, está o labor, a (sobre) vivência, a maneira de ganhar o pão com dignidade, o sustento de suas necessidades, e de suas famílias. Por tudo isso, nasceu essa ilustração. 

- Técnica: Lápis 9B e 6B, mais aguada de tinta acrílica sobre tela.
“Escolhi essa técnica por ser a que mais tem a ver com a proposta do projeto. A dureza da vida, os infortúnios, as escolhas, as oportunidades, ou mesmo, a falta dela. Uma realidade vista a olhos nus, sem as cores do arco–íris", explica Maciste Costa.

- Qual a representatividade da ilustração?
Que as pessoas possam percebê-la como um signo de luta e sobrevivência, perceber também que existe vida, humanidade e pessoas, por trás das caixas de peixe.  

- Qual a primeira lembrança do Ver- o- Peso?
Remete-me ao longínquo da infância, dos dias de passeio com meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário