PROJETO VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS

Este espaço foi criado para mostrar o processo de construção do projeto 'VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS', do artista plástico paraense Maciste Costa. O projeto tem o patrocínio do Banco da Amazônia, e a proposta de transformar em arte o cotidiano dos trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. O resultado foi apresentado ao público em uma exposição entre os dias 23 maio e 29 de junho de 2011, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Acompanhe os detalhes do projeto por aqui. Sugira, opine, participe. Entre e boa jornada!
Ilustração: Os pescadores/ Maciste Costa

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vidas, gentes e outros desenhos

Ilustração: O carregador de caixas de peixe/Maciste Costa


Por Daniel da Rocha Leite *

Tema fundamental: o cotidiano de vida dos trabalhadores na maior feira a céu aberto do mundo, a feira do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Fascinado pelo Ver-o-Peso histórico, cultural e simbólico, a pretensão do artista é - antes da História e dos símbolos - perceber as pessoas que fazem este espaço e esta História, no caso em tela, as várias e muitas gentes da feira do Ver-o-Peso, os universos e as dinâmicas dos seus trabalhadores.

A exposição será composta de desenhos em preto, que terão como suporte telas brancas de algodão em um espaço que possibilite a valorização e reflexão sobre as várias lutas e esperanças no dia-a-dia dos trabalhadores do Ver-o-Peso. Uma exposição tocante sobre o cotidiano da feira: a sua humanidade que luta de sol a sol. Feirantes, peixeiros, vendedoras de ervas, perfumes, banhos e outros milagres; carregadores de caixas de peixes; crianças que vendem sacos plásticos, cheiro-verde e pimentas; ambulantes e outras gentes. Sobretudo, uma exposição que possa contribuir, de alguma forma, para a valorização das pessoas que, sobrevivem, vivem e trabalham no Ver-o-Peso, e que se alcance, mediante o entrelaçamento de trabalho e arte, a valorização da cultura amazônica.

* Daniel da Rocha Leite  é escritor e parceiro de longo data de Maciste Costa. É autor de uma série de livros premiados. No segundo semestre de 2011, Daniel vai lançar o livro " Peso Vero", de autoria dele e de Paulo Vieira. Com patrocínio do Banco da Amazônia, a obra tem ainda ilustrações de Maciste Costa e D'arcy Albuquerque. Foi de "Peso Vero" que as primeiras linhas da exposição 'V'idas, Gentes e Outros Desenhos' começaram a ser traçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário