PROJETO VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS

Este espaço foi criado para mostrar o processo de construção do projeto 'VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS', do artista plástico paraense Maciste Costa. O projeto tem o patrocínio do Banco da Amazônia, e a proposta de transformar em arte o cotidiano dos trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. O resultado foi apresentado ao público em uma exposição entre os dias 23 maio e 29 de junho de 2011, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Acompanhe os detalhes do projeto por aqui. Sugira, opine, participe. Entre e boa jornada!
Ilustração: Os pescadores/ Maciste Costa

terça-feira, 26 de abril de 2011

A vendedora de mingau


O projeto "VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS", do artista plástico paraense Maciste Costa, já está em processo de finalização das telas que serão apresentadas para o público paraense na exposição de mesmo nome. O Banco da Amazônia patrocina o projeto, que tem como proposta retratar as vidas e gentes da Feira do Ver-o-Peso. A previsão de abertura da exposição é 20 de maio, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Enquanto isso, a gente mostra aqui algumas das imagens disponíveis e um ping-pong rápido com Maciste Costa sobre assunto.
Vendedora de mingau/Ilustração: Maciste Costa


- Quando foi feita essa ilustração? Quanto tempo demoraste para fazê-la?
A ilustração foi construída a partir de uma incursão que fiz com o Daniel [a Rocha Leite, escritor paraense e amigo de Maciste] há uamas 3 ou 4 semanas mais ou menos, para colher materiais para a exposição.Falando de vida, durou 46 anos. Artisticamente, não consigo mensurar o tempo, faço em várias etapas e olhares, até algo me dizer que está realmente "pronta", não sei que algo é esse.
 
- Como tem sido o processo de criação das telas? Costumas tirar fotos do que vais desenhar para ter como base ou desenhas a partir de impressões e lembranças?

Tiro fotos, mas, não as uso. Prefiro deixar minhas digitais em cada risco, cada aguada, cada poesia, cada vivência e lembrança.

- Pra quem não conhece teu trabalho, como definirias o que fazes?
Defino como poesia...

-  O que consideras a principal marca do teu trabalho?
A principal marca do trabalho é a palavra, em outras formas e signos.

- Você já disse que os desenhos para essa exposição seguem um conceito   mais contemporâneo. Poderias explicar melhor isso para que o público possa compreender?
Eu, particularmente, não gosto desse rótulo 'comtemporâneo'. Faço meu tralho no viés da poesia e, pela poesia, nua e crua. Eu vejo a arte pelo prisma do depreendimento, posso fazer um retrato altamente acadêmico, como posso fazer também, apenas riscos sujos, nódoas, com a mesma carga de emoção. Quanto a linguagem, conceito...deixo a cargo do intelecto de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário