Por Renato Martins*
A linha, criação eminentemente humana, nos acompanha desde os primórdios. Elemento visual capaz de definir os conteúdos formais e espirituais do fazer artístico de Maciste Costa. Dessa forma, é com olhar atento e consciente dessa dinâmica, que Maciste Costa apreende por meio da linha, os gestos, as esperanças, os sonhos, o labor. Enfim, cada instante de realização de nossa condição humana em busca da decodificação do “eu”, fundamental para o melhor conhecimento de nossa identidade.
O que impressiona em seus desenhos, é a capacidade que o artista possui de sintetizar,momentos vivenciados do cotidiano, que perpetuam múltiplas intenções e compreensões do que é a vida numa das maiores feiras a céu aberto do mundo. Porém, olhar para estes desenhos, nos dá a real dimensão da linha na criação das formas.
Assim, ciente, de que o todo não significa a soma de partes, mas sim, a promoção e integração destas partes, os desenhos criados para o projeto: Vidas, Gentes e Outros Desenhos, deixam claro, o compromisso do artista com seu espaço regional e conseqüentemente multicultural.
*Renato Martins é curador da expoisção "Vidas, Gentes e Outros Desenhos". Renato é arte-educador, especialista em estudos culturais da Amazônia.
Currículo vitae: Francisco Renato Rodrigues Martins
Graduação:
Universidade Federal do Pará
Curso de Educação Artística: Habilitação/Artes Plásticas-2002
Especialização:
Universidade Federal do Pará
Curso de Especialização em Estudos Culturais da Amazônia-2006
Experiência Profissional:
· Arte-educador da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC)
· Instrutor de Gravura da Fundação Curro Velho
· Arte-educador da Fundação Bradesco (Paragominas)
· Representante do Estado do Pará no II Festival da Juventude (Pernambuco)
· Curador do artista plástico Paulo Bezerra (Prêmio Aquisição Arte Pará-2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário