PROJETO VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS

Este espaço foi criado para mostrar o processo de construção do projeto 'VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS', do artista plástico paraense Maciste Costa. O projeto tem o patrocínio do Banco da Amazônia, e a proposta de transformar em arte o cotidiano dos trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. O resultado foi apresentado ao público em uma exposição entre os dias 23 maio e 29 de junho de 2011, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Acompanhe os detalhes do projeto por aqui. Sugira, opine, participe. Entre e boa jornada!
Ilustração: Os pescadores/ Maciste Costa

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O trabalho de Maciste Costa


Por Renato Martins*

A linha, criação eminentemente humana, nos acompanha desde os primórdios. Elemento visual capaz de definir os conteúdos formais e espirituais do fazer artístico de Maciste Costa. Dessa forma, é com olhar atento e consciente dessa dinâmica, que Maciste Costa apreende por meio da linha, os gestos, as esperanças, os sonhos, o labor. Enfim, cada instante de realização de nossa condição humana em busca da decodificação do “eu”, fundamental para o melhor conhecimento de nossa identidade.

O que impressiona em seus desenhos, é a capacidade que o artista possui de sintetizar,momentos vivenciados do cotidiano, que perpetuam múltiplas intenções e compreensões do que é a vida numa  das maiores feiras a céu aberto do mundo. Porém, olhar para estes desenhos, nos dá a real dimensão da linha na criação das formas. 

Assim, ciente, de que o todo não significa a soma de partes, mas sim, a promoção e integração destas partes, os desenhos criados para o projeto: Vidas, Gentes e Outros Desenhos, deixam claro, o compromisso do artista com seu espaço regional e conseqüentemente multicultural. 

*Renato Martins é curador da expoisção "Vidas, Gentes e Outros Desenhos". Renato é arte-educador, especialista em estudos culturais da Amazônia.
Currículo vitae: Francisco Renato Rodrigues Martins
Graduação:
Universidade Federal do Pará
Curso de Educação Artística: Habilitação/Artes Plásticas-2002

Especialização:

Universidade Federal do Pará
Curso de Especialização em Estudos Culturais da Amazônia-2006

Experiência Profissional:

·        Arte-educador da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC)
·        Instrutor de Gravura da Fundação Curro Velho
·        Arte-educador da Fundação Bradesco (Paragominas)
·        Representante do Estado do Pará no II Festival da Juventude (Pernambuco)
·        Curador do artista plástico Paulo Bezerra (Prêmio Aquisição Arte Pará-2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário